Processos Seletivos

Hoje foi dia de prova para os candidatos do processo seletivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em Canaã dos Carajás.

A prova iniciou pontualmente às 8h da manhã deste domingo, dando aos candidatos um prazo de 4h para responder as 40 questões objetivas e produzir o texto dissertativo-argumentativo. A proposta de redação teve como tema “A importância do Ensino Superior para o desenvolvimento de um país”, enfatizando de que forma o ensino superior de qualidade pode contribuir para a diminuição nos índices de analfabetismo funcional e, consequentemente, com o avanço do pensamento crítico de sua população.

Apesar do bom humor nas questões de Língua Portuguesa a UNIFESSPA deixou a desejar por conter  erros em pelo menos 2 das 40 questões da prova objetiva: 1 questão de História e 1 de Biologia. Segundo as normas da instituição, essas 2 questões deverão ser anuladas, beneficiando à todos candidatos.

Mesmo tendo a Instituição produzido um edital contendo regras claras endereçadas aos candidatos inscritos concorrendo as 80 vagas oferecidas para os cursos de Letras com Inglês e Agronomia, pôde-se ver que a grande maioria se aglomerou em filas nas portas das salas nos últimos 10 minutos antecedentes ao horário de prova, além dos casos clássicos de chegada ao local de prova após às 8h, e tentativa da realização da prova sem o documento original com foto, o que ocasionou no impedimento do acesso desses candidatos às salas de prova.

O próprio processo seletivo, desde o momento da inscrição até a realização das provas, comprova os dados apresentados no texto 01 de base da prova de Redação em Língua Portuguesa:

Três em cada dez brasileiros têm limitação para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana – e, por isso, são considerados analfabetos funcionais.

A prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás através da Secretaria Municipal de Educação e Polo Educacional em consonância com o Pacto por Canaã dos Carajás em parceria com a UNIFESSPA, dá um grande passo rumo à implantação de cursos de graduações presenciais que devem iniciar até agosto deste ano.

Nos próximos dias, segundo o Edital do PSE 2019.3, será divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva e até dia 15 o resultado final com a lista dos aprovados.

Compartilhe isso: